Os 10 principais mitos sobre os gatos

Misteriosos e independentes, os gatos são protagonistas de várias crenças populares, mas será que todas são reais? Vamos descobrir agora!

1) Gatos não gostam de água 😺 Isso depende de como você acostuma seu pet. Raças como o Maine Coon, por exemplo, procuram torneiras para se refrescar ou se jogam dentro de vasos sanitários.

2) Felinos sempre aterrizam sobre as patas traseiras 😺 Sim, os gatos têm habilidade de cair em pé, mas isso não quer dizer que eles nunca se machucam. Pode haver torções principalmente em quedas de alturas baixas, em que eles não têm tempo para preparar uma queda sob as patas de trás.

3) Gatos têm sete vidas 😺 Esse é um mito bem popular, mas esses pets só têm uma vida que dura em torno de 15 anos. Lembre-se de levar seu gato ao veterinário para consultas periódicas.

4) Eles não podem ser adestrados 😺 Todo pet pode ser treinado, mas exige tempo, paciência e disciplina (principalmente dos tutores).

5) Não é preciso escovar os dentes dos felinos 😺 Escovar rotineiramente os dentes do seu gato, além de refrescar o hálito, também diminui o risco de doenças bucais e ainda dá a chance de você notar algo incomum acontecendo nos dentes e gengivas. Peça auxílio ao veterinário para começar.

6) Gatos pretos dão azar 😺 Nem precisamos dizer que isso é mito popular, né?!

7) São animais de estimação interesseiros 😺 Não, mas os gatos tendem a se apegar mais a uma pessoa da casa e são extremamente companheiros e territorialistas.

8) Gatos enxergam tudo em preto e branco 😺 Os gatos, assim como os cachorros, não possuem células receptoras de vermelho e por isso são incapazes de ver as cores rosa e vermelho. Eles também têm dificuldade em reconhecer a intensidade e saturação das cores, mas distinguem as tonalidades de azul, verde e amarelo.

9) Grávidas não podem ter gatos 😺 A origem deste mito está associada ao suposto risco de transmissão de uma doença chamada toxoplasmose, porém ela é pouco frequente em felinos domésticos que consomem rações comerciais e que têm cuidados básicos de medicina preventiva. Assim, se um gato não é portador do parasita não existe o risco de transmissão para a mulher grávida.

10) Gatos precisam beber leite 😺 Todos os mamíferos nascem preparados para receber o leite materno e não é diferente com os gatos. Porém, dar aos felinos leite de vaca pode causar graves problemas gastrointestinais. Se você adotou um filhote órfão ou se ele já passou pela fase do desmame, alimente-o apenas com a ração indicada pelo veterinário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *