Dicas de como cuidar de seu animal que passou por uma cirurgia

O animal que passa por um processo cirúrgico deve ter cuidados especiais para se recuperar! Seja com um tempo de descanso, medicamentos ou terapias de suporte, fique atento para que seu bichinho tenha um bom pós-operatório. No pós-cirúrgico imediato, as primeiras 24 horas depois de o animal voltar para casa, podem ser as mais difíceis.

Seu cão provavelmente estará sonolento devido aos efeitos do anestésico, que podem torná-lo confuso, descoordenado, angustiado e instável. Tente garantir que ele esteja aquecido, confortável, seguro e protegido. Assegure-se de que você, ou outro membro da família, esteja por perto para supervisioná-lo.

Tente deixar o espaço silencioso, longe de crianças ou outros animais excitáveis, e se certifique de que ele tenha acesso à água, para mantê-lo hidratado. Nas horas imediatas após a cirurgia, se o seu cão apresentar algum sintoma incomum, é importante consultar seu veterinário imediatamente para determinar se ele pode estar tendo um problema pós-cirúrgico.

Entre os sinais para procurar o veterinário estão: tremedeira, incapacidade de manter o corpo aquecido; Se o animal apresenta estar extremamente letárgico, fraco ou indiferente; Se tiver sangramento ou corrimento da área da ferida ou em qualquer outro lugar; Se o animal tiver febre ou problemas respiratórios.

Fonte: Educação Canina

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *